MITOS SOBRE O PAO FRANCÊS
Fundo bege
Pão de Sal Paes diversos Baguetes Cooffe Break Paes diversos
 

MITOS SOBRE O PAO FRANCÊS

MITOS SOBRE O PAO FRANCÊS
 

MITO Nº 1 - O Pão Francês faz mal à saúde

O Pão Francês ou Pão de Sal é um alimento natural, pois é preparado sem o uso de conservantes. É  fonte de energia rápida para o corpo e combustível para o cérebro. Alimento do dia a dia da mesa dos brasileiros, é de sabor incomparável, saudável e de fácil digestão.

A nutricionista Sueli Rosa Gama afirma que entre 40% e 60% dos nutrientes existentes nos pães são carboidratos e, por isso, os números da OMS estão corretos. “Essa é a fonte de energia mais rápida que existe para o homem, essencial para evitar distúrbios alimentares e fadiga física e mental”, ressalta a especialista da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O alimento complementa ainda a dose diária de lipídios e proteínas de que o organismo necessita, além de ser rico em sódio, cálcio, fósforo e potássio.

MITO Nº 2 - Comer pão fará você ganhar peso

Contrariamente à crença comum, o pão não é inerentemente algo que engorda. Consumido com moderação, fazendo parte de uma dieta densa e equilibrada de nutrientes, você pode definitivamente desfrutá-lo, mesmo que seu objetivo seja a perda de peso.

Pode-se comer um pão francês por dia, no café da manhã, pois essa quantidade não faz engordar. O que provoca o aumento de peso são os recheios que se adicionam  como manteiga, maionese, mortadela, entre outros alimentos gordurosos  Prefira os menos gordurosos, como queijo branco e peito de peru light.

Suas calorias são semelhantes às do pão integral. A diferença é que o integral é rico em Fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino e no controle do colesterol e glicose.

Na opinião de Sueli Gama, da Fiocruz, é preciso levar em conta também a “mania light” que se disseminou na sociedade brasileira moderna. Baseada na experiência do atendimento à população, a nutricionista afirma que existe uma compulsão a substituir os pães por biscoitos que prometem ajudar a emagrecer, além de trazer benefícios para a saúde. “As pessoas passaram a ver o pão como o grande vilão da obesidade, mas isso não é verdade. Diferentemente dos biscoitos, é um alimento feito de maneira simples, sem conservantes e outros produtos adicionados que provocam o aumento de peso. O que engorda é a vida sedentária”, afirma.

MITO Nº 3 - O pão sem glúten é mais saudável

O Glúten só não é indicada para os celíacos, pois estes possuem intolerância a esse tipo de proteína, e para não ocasionar reações alérgicas, não devem ingeri-lo. Caso contrário, o elemento pode e deve ser consumido, em quantidades adequadas, por todo tipo de público.

Um rótulo “sem glúten” não traz absolutamente nenhuma garantia de saúde. Na verdade, as alternativas sem glúten podem até trazer maiores níveis de açúcar.

Glúten dá aos pães, e outros produtos assados, a sua forma mais fofa, por isso, quando os fabricantes retiram esse componente, muitas vezes o trocam por aditivos como goma xantano ou amido de milho, para criar uma textura semelhante — e açúcar ou gordura a mais para criar um sabor melhor.

MITO Nº 4 -  Comer pão é ruim para o açúcar no sangue

O pão é um carboidrato, e quando consumido sozinho ( particularmente o pão branco que é altamente refinado), pode causar níveis de açúcar no sangue para dar um pique e, em seguida, queda rápida, o que pode levar a baixa energia e ânsias.

Para acabar com isso, basta combinar o seu pãozinho com opções de gordura boa, como homus, creme de ricota ou queijo cottage. Isso pode reduzir a carga glicêmica dessa refeição (a taxa em que é absorvido em sua corrente sanguínea).

MITO Nº 5 -  O pão faz você ficar inchado

Não existe uma única causa dietética para o inchaço. No entanto o pão pode causar inchaço em muitos indivíduos, e isso pode ocorrer devido a vários fatores como reações alérgicas ao glúten ou a qualquer matéria prima utilizada no processo de fabricação do produto.


Comentários


Contato

E-mail: falecom@bompaoserra.com.br
Telefone: (31) 99737-0555
Divisor rodapé

Serviços/Produtos

  • Pães em geral atacado
  • Coffee Break e lanches rápidos
  • Festas e eventos empresariais
Desenvolvido por MVSoft